Veja abaixo as dúvidas mais frequentes quando o assunto é o uso e a eficiência de um aparelho auditivo.
Os aparelhos auditivos não evitam que a perda auditiva piore, porém, com o uso constante eles estimulam as vias auditivas de forma que, caso piore a audição, aumentamos a potência dos aparelhos compensando a piora.
O ideal é começar a usar os aparelhos auditivos o quanto antes, desde que o otorrinolaringologista tenha indicado o uso.
Quanto mais o tempo passa, mais o cérebro se esquece dos sons que não são recebidos, dificultando o processo de adaptação.
Existem pessoas que se adaptam a perda unilateral, convivendo normalmente com a mesma, porém, existem pessoas que possuem muitas queixas, principalmente em situação de grupo. Se houver queixa auditiva vale a pena procurar um centro auditivo.
Não, os aparelhos auditivos não produzem ruído, apenas amplificam os ruídos existentes no ambiente. Atualmente a amplificação ocorre de forma “inteligente”, ou seja, sons altos não são amplificados da mesma forma que sons baixos.
Não pode haver apito, microfonia, ruído. A amplificação deve ser limpa e natural. Qualquer coisa diferente disso deve-se procurar o Centro Auditivo.
A valor dos aparelhos auditivos é composto do valor do produto + valor da prestação de serviço. Para uma boa adaptação é fundamental que um fonoaudiólogo experiente acompanhe o processo. Regulagens são necessárias para que o uso seja confortável e sem risco. Pensando que os aparelhos auditivos são amplificadores, eles precisam ser bem regulados para que não haja danos ao sistema auditivo.
Ter um profissional experiente é de fundamental importância para que a adaptação ocorra de forma tranquila, confortável e eficiente. Sendo assim, aparelhos auditivos não podem ser comprados pela Internet.
Muitos fatores interferem na adaptação dos aparelhos auditivos. Aceitar a necessidade do uso, ter um bom profissional para fazer os ajustes, o grau da perda auditiva, quanto tempo demorou para procurar ajuda. Não devemos nos basear na experiência dos outros, vale a pena agendar seu próprio teste e tirar as próprias conclusões.
Procure outro Centro Auditivo ou, se faz tempo que testou, retorne no mesmo Centro auditivo e faça um novo teste. Dificilmente os aparelhos auditivos bem ajustados não trarão algum benefício.
A experiência varia muito de profissional para profissional, por isso, não desista na primeira tentativa.
Rua João Godoy, 406 - Jardim America, Ribeirão Preto - SP, 14020-230
(16) 3877-5551
(16) 99153-7175
Rua Goiás, 606, Sala 3 , Centro, São Joaquim da Barra - SP, 14600-000
(16) 3877-5551
(16) 99153-7175
Rua Antônio José Buranelli, 239 , Batatais - SP - 14300-000
(16) 99153-7175
Telefone: (16) 3877-5551
WhatsApp: (16) 99153-7175